Como otimizar o recebimento de nossos emails

RESUMO: Se você quiser receber nossos emails sem problemas, cadastre seu email **PARTICULAR** de provedor gratuito como GMAIL. Não cadastre seu email de trabalho, domínio/site, órgão governamental, ou faculdade. Evite cadastrar emails da Microsoft (Hotmail, Live, MSN e Outlook).

Infelizmente, com a popularização da internet, cresceram também os “espertinhos”, que usam um sistema que originalmente surgiu para melhorar nossas comunicações, para atividades ilícitas e envio de propagandas não solicitadas, o famoso “SPAM”.

Em uma tentativa desesperada de proteger os usuários de emails indesejados, muitos provedores demasiadamente zelosos, acabam bloqueando também newsletters como a nossa, pois são emails que precisam, por sua natureza, ser enviados por um servidor automatizado (não poderíamos enviar milhares emails individualmente!).

Nessa briga contra o SPAM, muitas newsletter acabam sendo entregues na pasta “lixo”, “spam”, ou simplesmente são retornadas ao remetente como “não entregues”. Se você está se inscrevendo neste site, assumimos que você deseje receber nossos emails sem falta.

Para garantir que você receberá corretamente todos os nossos emails, siga essas diretrizes:

– Evite cadastrar seu email de trabalho

Por quê? Duas razões: se você mudar de emprego, dificilmente se lembrará de atualizar seu email nas múltiplas newsletters em que está inscrito. Além disso, provedores de empresas são configurados para tratar todo e qualquer email enviado para muitas pessoas como SPAM. Você provavelmente não conseguirá receber nossas mensagens em sua caixa de emails empresarial.

– Não cadastre emails de órgãos governamentais

Se você trabalha em um órgão governamental (por ex. prefeitura, universidade pública, etc.), use seu email particular. Hoje em dia, é praticamente impossível entregar emails de assinatura para provedores governamentais. Evite também registrar emails educacionais, como por exemplo, o email que você usa em sua univerdade.

– Evite cadastrar emails da Microsoft (Hotmail, Live, MSN e Outlook)

Infelizmente, a Microsoft, proprietária dos provedores de emails mais populares do mundo, está se tornando cada vez mais “antipática” com listas de assinatura e newsletters. Ao enviarmos nossos emails semanalmente para nossos assinantes, apenas uma pequena parcela de leitores com emails da Microsoft os recebem. Isso parece ser um processo completamente aleatório. Em algumas semanas, alguns leitores recebem, em outras, os mesmos assinantes têm seus emails retornados como “não entregues”, enquanto outros que na semana anterior sofreram esse tipo de bloqueio, acabam recebendo. Se você usa emails da Microsoft, fica a dica! Você não está recebendo todos os emails enviados para você (isso não acontece só com newsletters!).

– Evite cadastrar emails de domínios particulares, como por exemplo, email do seu próprio site

Por quê? Pessoas que se cadastram com emails de domínios particulares acabam em algum ponto mudando de ramo, deixando o domínio expirar (e com o isso o email se torna inválido) ou simplesmente mudam o endereço do email e se esquecem de atualizar suas inscrições em todos os sites em que estão inscritos.

– Prefira usar emails gratuitos e de provedores que não costumam bloquear newsletters como SPAM.

Nosso provedor preferido é o Gmail, que parece saber filtrar muito bem o que é realmente SPAM e o que foi enviado ao usuário por sua própria solicitação. Outros provedores como IG, Yahoo, UOL e BOL, também costumam entregar newsletters sem maiores problemas.

Se você já fez seu cadastro, evite cadastrar novamente outro email. Prefira entrar em contato conosco através do botão de contato na barra superior deste site e peça para que seu cadastro seja alterado.