Tenho recebido essa pergunta com muita frequência, pois a “notícia” de que adoçantes não são aquela oitava maravilha do mundo que substitui o açúcar sem engordar já está se tornando cada vez mais popular. Muita gente fica confusa ao ver na mídia esse tipo de notícia. Como assim? Adoçante faz mal? Adoçante engorda? Perae! Como é que é essa história?!
Inúmeras pesquisas científicas já comprovaram ao longo dos últimos 15 anos (sim, isso nem sequer é novidade!) que os adoçantes, apesar da proposta boa, acabam tendo um efeito indesejável no cérebro e esse efeito é justamente o que a pessoa que está tentando emagrecer está tentando evitar!
Adoçantes “enganam” o cérebro tentando fazê-lo acreditar que você está consumindo açúcar e assim, se sinta satisfeito. Mas o que acontece é que o cérebro não se engana! O cérebro sabe que você não consumiu açúcar porcaria nenhuma, mas de alguma forma, o fato de ter “tentado enganá-lo” faz com que agora sim, ele queira açúcar de verdade! Tá pensando o quê?! 🙂